top of page

SAIBA MAIS SOBRE COMO FUNCIONA A PROTEÇÃO SURTO DE TENSÃO

Utilizada como fonte de alimentação, a energia elétrica se faz presente em todas as edificações, sejam modernas ou antigas. Produtos eletrônicos, eletrodomésticos, entre outros equipamentos ficam ligados basicamente 24h por dia nas tomadas. Mas, será que isso não causa nenhum problema? Causa sim, os famigerados surtos elétricos.

A proteção surto de tensão é a solução mais cabível e inteligente quando o assunto é cuidar dos equipamentos elétricos de uma edificação. Tal proteção é garantida com os Dispositivos de Proteção contra Tensão – DPS. São maquinários que atuam vetando procedimentos como sobrecargas, descargas atmosféricas diretas e indiretas, entre outros surtos que podem acontecer ao sistema elétrico de qualquer edificação.

A utilização de DPS está prevista na norma ABNT 5410 e 5419, como item fundamental para a proteção de instalações elétricas, equipamentos eletrônicos, entre outros itens que ficam ligados à rede.


O DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO SURTO DE TENSÃO FUNCIONA COMO O PARA-RAIOS?


A proteção surto de tensão destina-se a proteger os equipamentos elétricos da edificação, incluindo maquinários, eletrodomésticos, entre outros itens. Enquanto isso, o para-raios atua no que diz respeito à proteção da edificação em si, não incluindo o patrimônio interno do local. Além do mais, o dispositivo de proteção surto de tensão oferece três níveis de proteção, que garantem cuidados contra boa parte dos problemas com tensão elétrica. Veja:

  • Classe I – garante proteção às instalações em casos de sobretensões ocorridas por conta de descargas atmosféricas diretas à edificação;

  • Classe II – indicado para proteger o local contra sobretensões atmosféricas de origem de linha externa de alimentação, como descargas indiretas;

  • Classe III – recomendado para proteger itens eletrônicos, podendo ser controlado com o objetivo de promover menor tensão residual.


O dispositivo de proteção surto de tensão é indicado para casas, prédios comerciais e residenciais e, principalmente, em regiões que registram trovoadas em mais de 25 dias por ano.


A PROTEÇÃO SURTO DE TENSÃO É A ALTERNATIVA PARA EVITAR PREJUÍZOS A QUALQUER LOCAL


Já ouviu falar na Embrastec? A empresa fabrica todo tipo de DPS com foco em diminuição de custos e, principalmente, proteção surto de tensão. A empresa atua no mercado desde 1993. Contate agora mesmo e veja como solicitar proteção.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas SPDA

Descargas atmosféricas, também conhecidas como relâmpagos ou raios, são cada vez mais frequentes no Brasil. Para enfrentar essa ameaça, foi publicada em 2015 uma nova versão da norma técnica ABNT NBR

Proteção de Sistemas Fotovoltaicos em Edifícios

O Papel dos Dispositivos de Proteção contra Surtos em Sistemas Fotovoltaicos. A energia gerada por um sistema fotovoltaico (SFV) é uma solução cada dia mais adotada para suprir demandas energéticas de

Opmerkingen


bottom of page