top of page

A INSTALAÇÃO DPS DISPOSITIVO PROTEÇÃO CONTRA SURTOS LEVA SEGURANÇA PARA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E EQUI

A instalação DPS dispositivo proteção contra surtos é uma atividade de segurança para edificações que coloca no local um dispositivo recomendado pela norma ABNT 5410 e 5419. Ele protege as instalações elétricas e os equipamentos eletroeletrônicos contra uma série de malefícios, como:

  • Surtos;



  • Sobretensões;

  • Transientes diretos ou indiretos, independentemente da origem, seja por descargas atmosféricas ou por manobras da concessionária.

A instalação DPS dispositivo proteção contra surtos feita de modo perfeito contém um sistema composto de eletrodos de aterramento, ligação equipotencial e o elemento principal, o DPS.

A instalação DPS dispositivo proteção contra surtos visa drenar as tensões eletrostáticas que se formam nos equipamentos eletrônicos e, principalmente, proteger os seus usuários de choques elétricos. Entretanto, para que a instalação DPS dispositivo proteção contra surtos ofereça total segurança, o projeto necessita do sistema de aterramento para desviar os surtos e transientes que atingem uma instalação elétrica.

Além disso, a NBR 5410 sugere a utilização de dispositivos de proteção para o DPS durante a instalação DPS dispositivo proteção contra surtos, assim os disjuntores são encarregados de proteger o DPS, estes disjuntores são chamados de dispositivos de desconexão. Dessa forma, na hipótese de um curto permanente devido à queima do DPS, o disjuntor vai neutralizar a corrente elétrica para que não ocorra a fuga para terra.

Inclusive, a norma ABNT 5410/2004, em seu item 5.4.2.1, determina que todos os imóveis dentro do território brasileiro que forem alimentados total ou em parte por linha aérea, e se localizarem onde há trovoadas em mais de 25 dias por ano, devem receber a instalação DPS dispositivo proteção contra surtos. Aliás, quando a instalação DPS dispositivo proteção contra surtos está situada no exterior das edificações, ficando também exposta à descargas diretas, a utilização do DPS também se torna obrigatório.

CONTRATE UMA EMPRESA EXPERIENTE PARA FAZER A INSTALAÇÃO DPS DISPOSITIVO PROTEÇÃO CONTRA SURTOS EM SEU IMÓVEL. FALE COM A EMBRASTEC

A Embrastec, fundada no ano de 1993, se localiza na cidade de Ribeirão Preto. A empresa desenvolve Dispositivos de Proteção Contra Surtos (DPS) de maneira eficiente. Entre em contato imediatamente e faça um orçamento.

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas SPDA

Descargas atmosféricas, também conhecidas como relâmpagos ou raios, são cada vez mais frequentes no Brasil. Para enfrentar essa ameaça, foi publicada em 2015 uma nova versão da norma técnica ABNT NBR

Proteção de Sistemas Fotovoltaicos em Edifícios

O Papel dos Dispositivos de Proteção contra Surtos em Sistemas Fotovoltaicos. A energia gerada por um sistema fotovoltaico (SFV) é uma solução cada dia mais adotada para suprir demandas energéticas de

Comments


bottom of page