top of page

O QUE É UM PROTETOR DE SURTO E COMO ELE FUNCIONA? VEJA A SEGUIR

O surto elétrico pode ser causado por diversos motivos, entre eles descarga atmosférica, ou seja, quando o raio atinge próximo ou diretamente uma instalação ou rede elétrica, por manobras na rede elétrica seja para desligamento ou religamento ou pelo processo de liga/desliga de grandes motores. O surto pode ocorrer a qualquer momento no cotidiano, por isso, o protetor de surto é fundamental.

O protetor de surto, também conhecido como DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos) foi desenvolvido com o objetivo de proteção junto às redes elétricas e telefônicas de uma edificação, seja ela residencial, comercial ou industrial.

Entre as aplicações dos dispositivos, estão:

- Redes de distribuição de energia elétrica para proteção de transformadores e luminárias urbanas;

- Tubulações de companhias de óleo e gás;

- Linhas de telecomunicações;

- Painéis de energia solar fotovoltaica;

- Quadros de distribuição de edificações

A instalação adequada do protetor de surto pode ser feita tanto em uma entrada padrão como em um quadro de distribuição geral da estrutura. Um dos lados do dispositivo fica ligado à fase e o outro lado se mantém conectado a terra. Desta forma, caso haja uma descarga atmosférica o dispositivo regula a tensão recebida absorvendo-a e em seguida enviando a energia para o sistema de aterramento.

Há diversos modelos no mercado de protetor de surto, portanto sua escolha requer conhecimento e cuidado para que o dispositivo possa oferecer toda a proteção e eficiência esperadas, garantindo a segurança dos equipamentos e dos usuários. Para uma escolha adequada é ideal contar com um fabricante ou um profissional especializado neste segmento. Ambos poderão apresentar a melhor solução para a necessidade apontada.

CONTE COM UMA EMPRESA ESPECIALISTA EM PROTETOR DE SURTO, CONTE COM A EMBRASTEC

A Embrastec é uma empresa especializada na fabricação de protetor de surto. A empresa está no mercado há 28 anos e possui em sua estrutura um dos maiores laboratórios de alta tensão do país para uma melhoria contínua em seus produtos, além de facilidade em desenvolvimento de novos projetos. A companhia é 100% nacional e possui uma linha completa para proteção de todo tipo de equipamento.

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas SPDA

Descargas atmosféricas, também conhecidas como relâmpagos ou raios, são cada vez mais frequentes no Brasil. Para enfrentar essa ameaça, foi publicada em 2015 uma nova versão da norma técnica ABNT NBR

Proteção de Sistemas Fotovoltaicos em Edifícios

O Papel dos Dispositivos de Proteção contra Surtos em Sistemas Fotovoltaicos. A energia gerada por um sistema fotovoltaico (SFV) é uma solução cada dia mais adotada para suprir demandas energéticas de

Comentarios


bottom of page